O implante coclear (IC) é uma prótese eletrônica introduzida cirurgicamente na orelha internaque pode ser indicado para pessoas com perda auditiva de grau severo à profundo e que não apresentaram benefício com uso de aparelho de audição convencional.A sua função é decaptar a onda sonora e transformar em impulso elétrico estimulando diretamente o nervo coclear, diferente dos aparelhos auditivos convencionais que geralmente captam os sons, amplificam, deixandoos sons “mais altos”.

Como ele substitui parcialmente as células danificadas da cóclea, isso aumenta a clareza dos sons e melhora sua capacidade de entender a fala. Também podem ajudá-lo a recuperar a confiança em situações sociais, reencontrar amigos e familiares e ter uma vida mais plena.

Um implante coclear é composto por um processador sonoro externo e um implante coclear interno.A parte externa conta com um processador sonoro atrás da orelha e um fio que conecta o processador na antena. A antena está conectada magneticamente à pele diretamente sobre a parte interna.A parte interna é um receptor que é cirurgicamente colocado debaixo da pele.

Crianças, adultos e idosos podem se beneficiar de um implante coclear, se for considerado adequado pelo seu médico Otorrinolaringologista e pelo seu Fonoaudiólogo audiologista.

O que são mapeamentos?

Os mapeamentos fazem parte do acompanhamento pós- cirúrgico realizado pelo Fonoaudiólogo Audiologista, nos quais serão realizados ajustes necessários para que o processador de fala converta de maneira efetiva a energia acústica presente nos sons de fala e nos sons ambientais em um campo dinâmico da audição elétrica adequada para cada usuário. Juntamente ressalta-se a importância da reabilitação auditiva nestes pacientes, pois envolve o treinamento do cérebro para entender os sons ouvidos através do implante coclear, já que o cérebro precisa de tempo para reconhecer o que esses sons significam.

Todo esse trabalho conjunto de intervenção fonoaudiológica também têm como objetivo o de minimizar prejuízos nas habilidades de linguagem oral verbal, contribuindo para que se atinja todo o potencial, melhorando assim as habilidades de comunicação.